O livro de leitura obrigatória

O livro de leitura obrigatória

domingo, 21 de outubro de 2007

Breve reflexão

É engraçado como este livro que já foi escrito há alguns bons anos ainda continua a estar actualizado. E a que me refiro eu? Refiro-me ao facto de existirem ainda muitos profissionais ligados á educação, que têm responsabilidades na área das tecnologias serem ainda um pouco avessos à sua utilização. E quando o governo se enche de orgulho dizendo que uma grande parte das nossas escolas estão equipadas com tudo o que há de melhor na área de informática gostaria também que dissessem que talvez existam algumas escolas nessas condições,mas na sua grande maioria isso não acontece. E quando tanto se fala das Novas Oportunidades e das dezenas de cursos que tiveram inicio este ano seria também bom que se constatasse a realidade, se verificassem os recursos reais que existem nas escolas.

Porque quando numa escola, num curso técnico profissional de Administração um professor tem que ensinar a elaborar documentação comercial sem recurso ao computador algo está mal; algo não funciona: hoje um computador é quase considerado um "electrodoméstico", ou seja quase toda a gente tem um computador em casa. No entanto, existem escolas em que abrem cursos em que os recursos mínimos existentes deveriam ser no mínimo um computador por aluno e uma impressora por turma mas na realidade isso não acontece.
Que desfasamento entre a realidade e o que é transmitido. E depois fala-se na avaliação de professores..... Deveria ser obrigatório os encarregados de educação verificarem as condições em que muitas vezes os professores trabalham, os encarregados de educação deveriam constatar as condições em que os seus educandos têm aulas; deveriam existir comissões (ou que nome lhes queiram dar) para confrontar a politica que o governo diz seguir com o que é feito na realidade. Só assim se pode exigir. Utopia???? Talvez!!!! Mas quando tanto se fala em falta de profissionalismo dos profissionais da educação a revolta é grande! Principalmente quando tentamos fazer omoletes e não nos são dados os ovos!

Sem comentários: